Após anos somente observando nosso céu estrelado encontrei neste hobby a paixão pela Astrofotografia. Uma maneira de registrar o espetáculo que observamos através do telescópio. Mesmo com a dificuldade da alta poluição luminosa em São Paulo, ainda sim é possível obter boas imagens em nossa cidade.
M42 Nebulosa de Orion Via Láctea, Júpiter e Saturno em São Paulo Conjunção Lua e Júpiter
Da janela lateral - Inspiração: O sol sempre é inspirador e estando em casa,
é uma oportunidade de vê-lo "da janela lateral.. do quarto de dormir...." como diz a música Paisagem
da janela (Lô Borges e Milton Nascimento)
Berçário - Inspiração: Finalmente consegui reproduzir as suculentas !! e pronto agora minha bebês estão famosas !!
Flores na rua - Inspiração: Observando as cores e flores que a Primavera trouxe para a rua.
Para mim a fotografia é uma forma de entender as pessoas, a cidade, como vivemos, e talvez encontrar um caminho melhor nessa loucura e quem sabe até compartilhar um pouco das belezas que descubro por aí.
Passagens - Milão 2019
Retratos Silenciosos do Barulho Interior - São Paulo 2019
Amarelinha Indoor: Em tempos de isolamento social devemos garantir a diversão da criançada, transformando cada cantinho da casa em local de brincadeiras!
Café com Trabalho: O isolamento social mesclou-se à rotina e aos ambientes domésticos, transformando nossas salas em escritórios, nossos quartos em salas de reuniões e os Campi em refúgios sagrados, aos quais recorremos quando tentamos mudar de ambiente de trabalho.
Cultivando: Além das diversas outras formas, o cultivo de flores e plantas também ajuda a transformar uma casa em um lar, deixando o ambiente mais alegre, colorido e vivo!
As fotos foram inspiradas na novo formato de trabalho e estudo que tivemos que nos adaptar neste ano de 2020. O equilíbrio entre os espaços físicos e mental de cada atividade.
Particularmente no início da pandemia, as ruas estavam vazias; os comércios, fechados. Mas em nenhum lugar o silêncio foi tão ensurdecedor e a ausência de vida foi tão sentida quanto na pulsante universidade. Pelo menos aos olhos de um professor. Foi esse vazio, mas também a nossa marca, que quis registrar nas fotos.
Mesmo em tempos de pandemia a natureza transborda sua generosidade em beleza e inspiração para as nossas vidas. A natureza está sempre em recomeço e em transformação. Que possamos nos sentir parte integrante da natureza para permitir que floresça a nossa essência interior. Gosto de tirar fotos da natureza para observar a grandeza e perfeição de Deus."
Cãopanheira de Trabalho remoto: Em trabalho remoto desde março, ela é a minha companhia em tempo integral. Morgana vive pedindo atenção, principalmente durante as videoconferências semanais...nesta foto, em especial, ela coloca seu brinquedo preferido (pimentão vermelho) em cima do teclado...lembrando me que preciso dar uma pausa no trabalho... Quem resiste?
Reunião adentra o horário do almoço: Quem nunca? A fome apertando, a videoconferência que não termina nunca, a barriga roncando, a próxima reunião já se aproximando...e o meu almoço?? Bora lá, tudo junto e misturado! Mas sempre prestando atenção no trabalho!
Despedida em tempos de pandemia: Em agosto, nossa colega Rosana, retornou para a UFRJ. Todos em trabalho remoto, cumprindo o isolamento social...sem despedida? Claro que não! Foram muitos abraços virtuais, mensagens de carinho e de incentivo na nova etapa da vida da nossa colega....a videoconferência mais emocionante que tivemos.
A fotografia é uma maneira de destacar aspectos do nosso cotidiano. É resultado de uma forma particular de ver o mundo. Penso que cada fotografia mostra um pouco sobre o autor, mas também sobre o leitor. É simplicidade e profundidade. Minha inspiração para tirar fotos é resultado dessa dinâmica. A busca pela harmonia mesmo em meio ao caos.
Olho de DEUSktop: Esa foto foi tirada como uma brincadeira que eu fiz com o reflexo da nebulosa do Olho de Deus que tem como papel de parede do meu desktop do meu computador de trabalho e estudos.
Conectado: Esse foi um dia que me concetei em 3 runiões diferentes, no qual eram: uma palestra, na aula da faculdade, e estar disponível no trabalho case algum aluno meu viesse tirar dúvidas.
Raios de sol: Esse é a janela do meu quarto, onde trabalho, e essa sol é do sol da tarde que bate muito forte, e as vezes é conveniente deixar meio fechado a janela para fazer reuniões.
Medo e pavor em home office nos primeiros dias da pandemia. A fotografia revela o entardecer do dia 15 de abril de 2020. Observar essa luz no céu deu esperanças de dias melhores e me alegrou o coração.
Saúde e Home Office: Para sua saúde e conforto durante o home office colocar os pés pra cima de 10 a 15 minutos por dia
ajuda a aliviar as dores nas pernas
A fotografia é uma das minhas formas de arte. Por meio dela expresso meu próprio olhar, cada minúcia registrável e o sentimento instantâneo. Nada melhor que retratar o que é mais fiel do que o retrato.
Céu, luzes, cores e emoções - Ao silenciar o dia as pessoas retornam a seus lares iluminando as janelas. O céu, como coadjuvante, nos brinda com suas cores proporcionando emoções e reflexões. Embora a paisagem seja composta de concreto, existe um espaço de contemplação.
Vôo do pássaro ao entardecer - Quem nunca olhou para o céu e viu nuvens se transformando em formas? É uma forma divertida de brincar captando imagens de nuvens que se transformam em formas, como neste caso, um pássaro com suas asas abertas para o vôo ao entardecer. Embora seja uma brincadeira, envolve a emoção da liberdade num final de um período. É um fenômeno mental chamado pareidolia cuja percebpção se dá por um estímulo visual
Ipê Branco - Tempo para apreciar o que a natureza nos proporciona
O campus Guarulhos, no alto da colina, brilha, e faz brilhar. Seja a vista do campus, seja do bairro, é fato: a universidade vem transformando os olhares.
Em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade
Todas as tardes fico da sacada contemplando o entardecer, como hobby fotografo o pôr do sol, a lua e as belas paisagens nas proximidades da minha residência.
Tenho como hobby o Artesanato, realizando trabalhos com Pintura Decorativa na Madeira e ultimamente tenho me dedicado ao cultivo de plantas diversas, utilizando as sementes das frutas consumidas, recuperando flores como orquídeas, suculentas, samambaias e utilizando-as para tornar nosso espaço de lazer um pouco mais alegre e colorido, permitindo momentos de descontração em família.
Vaso de flores que compõe o espaço de lazer de minha casa.
Quadro de Madeira Pintado e com uma Paisagem de uma casa com Jardim, confeccionado com papel recortado, sobreposto em várias camadas, dando-lhe relevo e destacando algumas partes do desenho. Essa técnica é chamada de "Arte Francesa".
Caixa de Vinho, em Madeira, pintada e revestida com Papel Alumínio envelhecido e pintado com verniz vitral, colado sobre um desenho texturizado.